CONTATOS : 8102 6651 / 8832 6651 /9195 7651 /9939 2951/3215 4735

Formigas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Os locais preferidos pelas formigas para fazer os ninhos são: atrás de paredes, armários, tomadas elétricas, condutores de eletricidade, dentro de batentes, portas, janelas, frestas nas calçadas, roda-pés e até mesmo dentro de aparelhos eletrônicos.

A maioria destes locais é escondida, de difícil localização.

Entre as espécies economicamente importantes, sem dúvida temos:

lava pés (Solenopsis spp.), causando danos a agricultura e a saúde pública;

formiga carpinteira (Camponotus spp.), causando danos a residências, em peças de madeira e em equipamentos eletroeletrônicos;

formiga faraó (Monomorium pharaonis), largamente espalhada pelo transporte acidental e apresentando alto risco de transmissão de patógenos devido a velocidade de crescimento da colônia em determinada área;

formiga acrobática (Crematogaster spp), constróem o ninho diretamente no solo ou sob pedras e outros objetos, quando perturbadas podem morder e picar dolorosamente;

formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum), comumente encontrada em árvores doentes, madeiras em decomposição e tendo como principal característica esta espécie o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas, preferencialmente infestando alimento rico em açúcar.

Também podemos citar como espécies importantes: formiga cabeçuda (Pheidole spp) e pequena formiga de fogo (Wasmannia auropunctata).

As formigas apresentam comportamento social e necessitam do comportamento do homem para serem dispersadas por longas distâncias, encontrar locais para construção de ninhos e obter farta alimentação.

Vivem em colônias constituídas de indivíduos adultos (rainha e operárias) e crias que compreendem ovos, larvas e pupas.

No processo de manutenção da colônia, as operárias adultas exercem atividades externas ao ninho, tais como coleta de alimento e água.

No máximo 30% da população adulta atua nessas atividades.

Os indivíduos que são vistos representam de 5 a 10% do total da colônia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
VERSÁTIL DEDETIZADORA | by ©2010